Agencia Prensa Rural
Mapa do site
Suscríbete a servicioprensarural

Exército é condenado a pagar indenização pelo assassinato de civis
Justiça condenou Forças Armadas por operação em março de 1999, quando três homens tentavam resgatar presos das FARC
Opera Mundi / quinta-feira 10 de outubro de 2013
 

O conselho de Estado da Colômbia condenou nessa terça-feira (08) o Exército do país a indenizar em 300 mil dólares os familiares de três civis assassinados em março de 1999. Na ocasião, três homens negociavam a libertação de presos das FARC (Forças Revolucionárias da Colômbia) e levavam cerca de 80 mil dólares a fim de pagar os guerrilheiros para resolver o imbróglio. Soldados colombianos interceptaram as vítimas na cidade de Antioquia, as fuzilou e fugiram com o dinheiro.

De acordo com a sentença judicial, os familiares das vítimas têm direito de "receber indenização pelos prejuízos morais e da grave violação dos direitos humanos pelos soldados colombianos". As vítimas são Luis Fernando Londoño Gómez, Álex Ariol Lopera Díaz – na época coordenador de paz colombiano – e Manuel José Jaramillo Giraldo.

Ainda em 1999, um major e vários oficiais colombianos foram condenados à prisão pela morte e o furto dos 80 mil dólares. O caso ganhou repercussão mundial pelo reconhecido trabalho de paz das vítimas e pelo destino trágico de suas vidas – segundo investigação da Justiça, após o fuzilamento, os soldados colombianos os atiraram em um precipício. A indenização às famílias, no entanto, só veio nesta semana.